Resenha: Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado - Thalita Rebouças

segunda-feira, julho 17, 2017


Um ano depois do lançamento de Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática (tem resenha dele aqui), Thalita Rebouças traz a história de Davi, um menino de 16 anos que, assim como todos os adolescentes, está se descobrindo, enfrentando seus medos e preconceitos, e compartilhando conosco sua história. 

Davi perdeu os pais na infância, então mora com a avó e o irmão mais velho, Dudu, e é apaixonado por astrologia. Ele é um garoto bem tímido (como o título já diz, né, mas enfim), mas com a ajuda de sua amiga Tetê, ele toma coragem para falar com uma garota do seu curso de astrologia, e Davi e Milena se tornam amigos.

“Não é porque a gente sabe que vai acabar que a gente não deve aproveitar e viver intensamente.


Ele acha que talvez esteja se apaixonando por Milena, mas como saber se é mesmo paixão já que ele é totalmente inexperiente no assunto relacionamentos? São essas dúvidas e inseguranças que deixam Davi perdido em sua confusão interna. 

Comecei o livro achando que não conseguiria terminá-lo. Não sei por quê, mas a narrativa muito juvenil não estava me cativando muito. Mas ainda bem que eu insisti na leitura, porque acabei o livro apaixonada pelo personagem do Davi. Já que não posso dar muitos detalhes (porque até mesmo a autora pede isso numa nota final do livro), queria dizer aqui que é um livro muito leve e gostoso de ler. 

“Quem precisa definir a gente são os outros, para nos entender. Esse problema é deles! A gente só precisa sentir o que a gente sente! E ser o que a gente é!”


Durante a história acompanhamos o amadurecimento de Davi e a forma como ele começa a entender e descobrir novas experiências em sua vida, assim como uma paixão inesperada. O livro mostra como é difícil para os adolescentes tímidos se relacionarem com as pessoas em sua volta e demonstrar seus sentimentos, mas Davi conseguir superar isso da melhor maneira, mostrando que o importante nessa vida é ser feliz acima de tudo e, principalmente, acima dos preconceitos. 

No meio de toda a confusão de sua vida, seus problemas com família e amigos, Davi faz análises astrológicas de todos os amigos e familiares, deixando o livro ainda mais interessante. Eu, que não sei nada sobre isso, aprendi bastante coisa sobre o comportamento e personalidade de cada signo!

“Não está certo a gente deixar de fazer o que gosta, deixar de ser feliz, deixar de ser quem a gente é por causa de preconceito, principalmente preconceito dos outros.”


Pra mim foi um livro cheio de reviravoltas com um final que eu não esperava. A história muda completamente o rumo e nos deixa muito surpresos com o desenrolar dos fatos. Thalita Rebouças acertou em cheio com esse novo livro. Os últimos capítulos são bem emocionantes e é onde Davi consegue finalmente descobrir quem ele é de verdade. 

É uma história simples, comum entre os adolescentes, mas que mexe com a gente de uma maneira muito boa. O resultado foi excelente. Fora que essa capa está linda e os detalhes dentro do livro também (com playlists, troca de mensagens pelo whatsapp e a descrição de cada signo). Quem quer algo leve, com personagens muito engraçados e um final bem bonitinho (nhônhô que fofura), Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado é um prato cheio!


Autor: Thalita Rebouças | Editora: Arqueiro | Ano: 2017 | Páginas: 304 
Classificação: ♥♥♥♥♥

E então, já leram esse livro? Gostaram da resenha?
Contem nos comentários!

Beijos!

Leia esses também

6 comentários

Seguidores