Pra quem gosta de arquitetura: Lugares para conhecer em São Paulo

domingo, julho 02, 2017


Sempre falei que São Paulo é cultura pra todo lado, basta olhar pros diversos prédios, de épocas, formas e estilos diferentes. Cada cantinho dessa cidade tem um lugar legal para visitar, conhecer e passar o tempo. E pra quem gosta de arquitetura é melhor ainda! Depois que eu comecei a faculdade eu percebi que metade das coisas por aqui eu nunca nem tinha passado perto. E de dois anos pra cá, eu conheci prédios, museus e lugares que valeram MUITO a pena a visita.

Quem gosta de passeios culturais, vai amar esse post. E quem faz arquitetura vai se apaixonar por muitos lugares que São Paulo nos oferece. Selecionei aqui alguns lugares que você precisa conhecer em São Paulo! 

Pinacoteca de São Paulo

Resultado de imagem para pinacoteca
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos museus de arte mais importantes do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, projetado para ser sede do Liceu de Artes e Ofícios. Porém, o edifício nunca foi concluído, como atestam os tijolos expostos na fachada e nos pátios internos e na ausência da já referida cúpula, que constava do projeto original.

A Pinacoteca foi então fundada em 1905 e abriga um dos maiores acervos de arte brasileira do século XIX até a contemporaneidade. 

(Praça da Luz, 2 - Luz – São Paulo/SP)

Mube

Imagem relacionada
O MuBE é o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia e foi criado a partir da concessão do terreno,  no Jardim Europa, no ano de 1986 e é uma das obras mais significativas do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. 

O prédio é em concreto aparente com uma grande viga perpendicular à via principal e um vão livre de 60 metros. Abaixo do nível da rua há áreas de exposição e local para cursos. Além da obra em si, o jardim projetado por Burle Marx complementa o edifício, um marco da arquitetura mundial.

(Avenida Europa, 218 - Jd. Europa - São Paulo/SP)

Fundação Ema Klabin 

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin: inaugurada em 1978, a casa fica em um terreno de quase 4 mil metros quadrados no Jardim Europa
A Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivos promover atividades culturais, artísticas e científicas, como shows musicais, cursos, oficinas e exposições, além da transformação da residência de Ema Gordon Klabin em museu aberto à visitação pública.

A casa-museu no Jardim Europa, aberta ao público desde março de 2007, abriga um valioso acervo de 1545 obras. A casa de 900 m² foi construída na década de 50 especialmente para abrigar as obras da colecionadora. O jardim do museu leva a assinatura do paisagista Burle Marx.
            
(Rua Portugal, 43 – Jd. Europa - São Paulo/SP)

SESC Pompéia


O SESC Pompeia é um centro de cultura e lazer que tem em sua programação cerca de 120 atrações musicais ou teatrais por mês. Há ainda quadras esportivas, piscina, espaços de exposições, restaurante e choperia. O projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi, inaugurado em 1982, mantém a estrutura original da antiga fábrica de tambores da década de 1930.

O teatro, de estrutura fora do convencional, tem duas frentes de plateia, com o palco entre elas. As poltronas, de madeira, sem estofado, remetem aos antigos teatros greco-romanos, que tinham assentos de pedra.

(Rua Clélia, 93 - Pompeia - São Paulo/SP)

MAC - Museu de Arte Contemporânea 

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi criado em 1963 e instalado em um edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, na década de 50. Atualmente MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.

Depois de passar por todos os andares do museu, você chega ao topo do prédio, onde temos uma vista de 180° da cidade.

(Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera - São Paulo/SP)
_________________________________________________________________________________

Gostaram das indicações? Eu sei que tem muito mais lugares legais pra visitar, passar a tarde e tirar umas fotos, mas eu selecionei alguns que eu gosto!

Já foram em algum desses? E quais seus locais preferidos de São Paulo?

Beijos

Leia esses também

2 comentários

Seguidores