Coisas que eu gostaria que tivessem me contado antes de entrar na faculdade

segunda-feira, janeiro 23, 2017


Oi gente! Estava aqui vendo, e daqui a pouco nossas aulas voltam (ou começam) e acabei lembrando do ano passado, onde eu era caloura da universidade e estava morrendo de medo (e ansiedade) do que vinha pela frente. Claro que queremos começar logo, mudar de fase, mas o começo pode ser um pouco assustador. 
E como não estamos preparados, acabamos não sabendo o que esperar. Então, eu fiz esse post para tentar ajudar os calouros, porque eu certamente gostaria de saber isso antes de começar a universidade! 

Faculdade não é apenas o que você aprende em sala de aula
É bem mais que isso. Os professores vão te dar uma base, mas você também precisa se esforçar. A biblioteca está lá, lotada de livro ótimos que te ajudarão em todos os temas que você precisar. Vá à eventos, assista palestras, procure mais informações, viaje (se você fizer Arquitetura, isso será muito necessário!) afinal você sempre precisa de mais repertório! 


Atividades extracurriculares ajudam MUITO
Tanto para você se formar, já que precisa cumprir um número de horas complementares, mas também para seu currículo. Estágios, trabalhos voluntários e até intercâmbio valem bem mais que apenas suas notas. 

Os professores mais "chatos" serão os mais lembrados e admirados
No primeiro semestre eu tive um professor que esculachava meus projetos, mas por incrível que pareça, foi com ele que eu mais aprendi e adoraria ter mais orientações com ele!

Foque nos trabalhos e atividades
Gente, a coisa mais importante para garantir suas notas são os trabalhos! Não espere conseguir passar apenas com a nota da prova, porque tem umas que são impossíveis! hahaha Então, se dedique ao máximo em tirar uma nota alta nos trabalhos (no meu caso, as maquetes são o mais importante nas aulas práticas!)

Café virará seu melhor amigo
Você sempre precisará de um pouco de café para acordar. Ou pra se manter acordado! 


Você pode saber todo o conteúdo, mas irá mal em alguma prova
Como eu disse antes, têm provas que são impossíveis! Você pode ter decorado toda a linha do tempo da arquitetura, mas o professor vai fazer uma pergunta que não TEM NADA A VER, e você vai ficar com cara de elevador sem saber a resposta. Sim, eu odeio prova escrita. 

Terá dia que você vai querer ir de pijama
No final de semestre, que você está morto, é impossível ficar escolhendo uma roupa que combine com o sapato. Mas você sempre será julgado por suas roupas hahaha

Não tenha medo de decepcionar ninguém
Exceto você mesmo. Se você gosta do seu trabalho, projeto, mas os professores só criticam, vá em frente, e mostre que você é capaz de executá-lo e fazer um bom trabalho. E também, se você perceber que o curso que escolheu não é o que você esperava para si mesmo, não tenha medo de mudar para fazer o que realmente gosta. Porque não tem coisa mais chata que ficar 4/5 anos estudando algo que odeia. Faça porque gosta, porque sente prazer! 


Ultima dica: aproveite cada minuto da faculdade. Vá às festas, às viagens, participe da atlética, do conselho de estudantes, da bateria, das cheerleaders, passe um tempo conversando com seus colegas. Aproveite! Busque os professores a qualquer momento. Não espere só as aulas deles, os procure para tirar dúvidas, para dar opiniões, conselhos e críticas. Corra atrás! 
E apesar de você se esgotar, querer gritar e chorar, a faculdade têm momentos incríveis! Eu posso dizer que amei meu primeiro ano e mesmo não aguentando mais as últimas semanas de aula, eu estava super contente em realizar cada trabalho e projeto!

Bom gente, então é isso! Espero que tenham gostado do post! E pra quem vai começar a faculdade esse ano, boa sorte! hahaha
E quem tá voltando, boas aulas <3

Me contem o que acharam!
Beijos!

Leia esses também

16 comentários

Seguidores