Resenha: O Ano em Que Te Conheci - Cecelia Ahern

quinta-feira, setembro 01, 2016

O ano em que te conheci

Jasmine tem 34 anos e é uma mulher independente,  decidida e muito dedicada a seu trabalho. Todos seus planos e sonhos são tidos através de seu emprego, que ela tanto ama. Sua vida se resume a isso, e quando ela é demitida por seu sócio, Jasmine fica completamente perdida. Ela não sabe fazer outra coisa a não ser trabalhar. E pra piorar sua situação, ela recebe uma licença de um ano para que ela não trabalhe para a concorrência da sua antiga empresa. Isso acaba virando um pesadelo para Jasmine.

"Eu não seria capaz de dizer quais são meus sonhos se alguém me perguntasse agora, nem minhas esperanças e desejos. Se me pedissem para colocar um plano em ação, eu não saberia por onde começar. Eu me sinto totalmente perdida".

Como ela passava a maioria de seu tempo na empresa, Jasmine não conhece muito bem seus vizinhos e odeia ficar em casa, mas com o passar dos dias, ela começa a observar os outros moradores de sua rua, e descobre que seu vizinho é ninguém menos que Matt Marshall, um radialista bem polêmico e que Jasmine não suporta.

Assim como Jasmine, Matt também está afastado do emprego, e sofre bastante por ter sido abandonado pela sua esposa e ter um relacionamento bem difícil com seu filho mais velho. Ele chega em casa todos os dias bêbado e ouvindo música alta, independente do horário. Matt é insuportável e um verdadeiro babaca. Mas a situação em que os dois se encontram acaba resultando em uma amizade, que de início é muito improvável.

O ano em que te conheci

É então que nesse um ano afastada do emprego, que Jasmine começa a experimentar outras coisas que nunca pensou em fazer antes. Ela se dedica bastante à reforma do seu novo jardim, e conforme as estações do ano passam, Jasmine aprende diversas coisas e ela e Matt ficam bem próximos, apesar de no início, Jasmine odiar essa ideia.

"No jardim sempre há movimento, sempre há crescimento. Não importa quanto eu me sinta parada no tempo, vou lá para fora e vejo tudo mudando ao meu redor. De repente há flores onde antes eu só tinha visto botões minúsculos, e a flor aberta me encara, de pétalas abertas e orgulhosa do que fez enquanto eu dormia."

A relação dela com sua irmã com síndrome de Down é um ponto muito bonito do livro. É incrível ver como as duas se gostam tanto e como Heather é uma das pessoas, senão a pessoa, mais importante para Jasmine.

Foi o primeiro livro da Cecelia que eu li, mas já adorei sua forma de escrever. Ela fala sobre situações do cotidiano, de uma forma muito simples e real. A vida de Jasmine também não é nenhum conto de fadas. Ela já errou bastante, tem diversas inseguranças, medos e muitos problemas a serem resolvidos, como qualquer mulher da vida real.

O ano em que te conheci

"Eu não o conheço, e não devo nada a você, mas sei que todos nós temos um botão de autodestruição e não posso deixar você fazer isso. Não enquanto eu estiver de olho em você."

Um ano é bastante tempo para se ficar em casa, mas com o passar da estações, Jasmine amadurece bastante e podemos acompanhar a sua evolução e todas as mudanças que ela acaba sofrendo. Matt também é um personagem que aprende muito durante esse um ano. De início ele pode até ser um babaca, mas com o tempo, aprendemos a gostar dele.

O livro é focado nas transformações, descobertas, tristezas e alegrias de Jasmine e todos seus dilemas sobre família, trabalho e relacionamentos. Se você procura um romance meloso, sinto-lhe informar, não será nesse livro que você encontrará! A narrativa é simples, mas é um pouco monótona, o que causou um pouco de impaciência de minha parte. Não há muitos acontecimentos e no começo do livro, a minha leitura não fluía muito bem. Mas assim que eu peguei o ritmo, eu não consegui parar de ler!

O ano em que te conheci
Cecelia Ahern escreveu um livro que nos faz refletir bastante e nos faz parar e rever todos nossos conceitos e questionamentos. É uma história que poderia muito bem ser real e é muito boa de ser acompanhada. É muito fácil se identificar com algum dilema da vida de Jasmine! Eu gostei bastante da leitura, apesar dela ser um pouco cansativa, mas recomendo bastante a leitura!

Autora: Cecelia Ahern | Editora: Novo Conceito | Páginas: 336 | Ano: 2016 | Adicione no Skoob
♥♥♥♥

Gostaram da resenha? Já leram o livro ou querem ler? Contem nos comentários!

Beijos!

Leia esses também

16 comentários

Seguidores