Resenha: Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

sexta-feira, abril 08, 2016

Quando eu recebi esse livro da editora já fiquei super animada para lê-lo, mesmo sem nem saber sobre o que falava. E posso dizer que não me arrependi em nada! Tudo e Todas as Coisas é uma das apostas da Novo Conceito para esse mês e todos precisam abrir um espacinho para esse livro!

Madeline é uma menina de 18 anos e sofre de IDCG - Imuno Deficiência Combinada Grave. Essa doença faz com que a garota não possa sair de casa e basicamente é alérgica a tudo. Ela passa o dia todo em casa, na companhia de uma enfermeira, e sua mãe, que vive em função da filha após perder o marido e o filho em um acidente de carro.

Apesar de Madeleine nunca poder sair de casa e fazer o que todas as crianças e adolescentes fazem, ela é feliz da sua maneira e já aprendeu a lidar com essas limitações, afinal ela nunca conheceu e experimentou tais coisas. Mas isso tudo foi antes de Oliver aparecer em sua vida.


"Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode deflagrar um ataque de doenças."

Através da janela do quarto, Madeleine observa uma nova família que se muda para a casa vizinha. Os filhos do casal lhe chamam a atenção e eles logo se tornam alvo de suas observações. Mas o foco é em Oliver. Não demora muito para Maddy e Olly começarem a conversar pela internet e Madeleine passa várias madrugadas conversando com o garoto.

Mas o problema é que isso não é o suficiente para ela. Madeleine quer conhecer Oliver e poder ouvir sua voz. E com a ajuda de Carla, sua enfermeira e confidente, ela consegue se encontra com o garoto em sua casa, com uma única condição: que eles mantenham a maior distância possível e de maneira alguma, se toquem.

"Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar pelo Olly. E é quase certo que será um desastre."


O inevitável acontece, e os dois acabam se apaixonando. E a história se desenvolve nesse dilema entre o desejo do desconhecido, o primeiro amor e a frustração dos dois não poderem se tocar. Então, qual seria o futuro dessa relação e o quanto essa relação pode afetar a saúde de Madeleine?

O romance dos dois é simplesmente encantador, nada é forçado. O modo como Maddy começa a descobrir o mundo e as coisas ao seu redor é muito bonito de se acompanhar e você sente a felicidade como se fosse a personagem. Maddy é uma garota divertida, corajosa e decidida e é impossível não se encantar por ela. Assim como Oliver, que é um garoto que vêm de uma família com alguns problemas e mesmo assim é encantador. Os dois formam um casal lindo e logo de cara você já se vê torcendo para que tudo dê certo para Maddy e Olly.

Um ponto que eu achei bastante positivo, foi o fato da Madeleine não ser uma personagem maçante e depressiva devido à sua doença. Ela sabe lidar muito bem com suas limitações, afinal, aquela é a sua vida desde pequena.


Por meio da narrativa em primeira pessoa, acompanhamos todos os medos e desafios da personagem como se estivéssemos dentro da história. Podemos sentir a mesma tristeza que ela ao perceber todas as coisas que ela não pôde conhecer. As surpresas e revelações também vêm na hora certa e te deixam desesperados para saber o que vai acontecer. A escrita da autora flui muito bem e super rápido. Quando você percebe, já leu quase o livro todo! 

O livro também está lindo! A capa ficou maravilhosa e eu adorei as ilustrações feitas pelo marido da Nicola! Gostaria de agradecer à Editora Novo Conceito por ter enviado esse livro que mexeu bastante comigo, me fez parar e refletir sobre diversas coisas, me fez amar a escrita da autora e os personagens.

Recomendo demais esse livro. É uma história sobre perdas, comportamento, superação e escolhas. Apesar de ser um sick-lit, de clichê, ele não tem nada! Então, todos deveriam conhecer a história da Madeleine e se apaixonar por ela, assim como eu!



Título Original: Everything, Everything | Autora: Nicola Yoon | Ano: 2016 | Editora: Novo Conceito | Páginas: 304
♥♥♥♥♥
Compre aqui

* Livro cedido em parceria com a editora ♥

E então, o que acharam do livro e da resenha?
Beijos!

Leia esses também

14 comentários

Seguidores