Exposição: Mondrian e o movimento de Stijl

quinta-feira, março 10, 2016

Eu sempre gostei bastante de exposições. E ultimamente, o que meus professores da faculdade mais fazem, é nos recomendar exposições bem legais por São Paulo. Uma delas foi a do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) sobre Piet Mondrian e o movimento de Stijl.

O artista holandês começou seus trabalhos como vários outros pintores, com obras figurativas e de paisagens. Mas após diversos movimentos modernistas do século XX, onde a proposta era trabalhar com cores e formas e obras não figurativas, seus quadros foram influenciados pelo cubismo e estilo geométrico, e Mondrian passou a utilizar princípios abstratos e cores primárias.

A exposição, que começa no subsolo do CCBB, é quase uma linha cronológica, onde contém mais de 60 obras do movimento Stijl, que defendia o neoplasticismo e a utopia da harmonia universal de todas as artes. Os artistas do De Stijl queriam abolir a distinção entre as artes, entre a arquitetura e a pintura, entre a publicidade e o design.

Piet marcou a cena artística na década de 1910 e tem seu nome admirado na história cultura até hoje. Para quem adora arquitetura, vai amar as peças de mobiliário, os projetos, rascunhos e maquetes, e também os documentários e outras expressões artísticas da época!


E ainda no térreo tem o espaço para as selfies com a famosa Cadeira Vermelho Azul gigante e um espaço onde as pessoas entram dentro de um dos quadros do Mondrian ♥

Vale super a pena dar uma passadinha por lá e conhecer as obras e a história tão legal dos artistas dessa época! A exposição fica aqui em São Paulo até dia 4 de abril e depois segue para Brasilia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro 
(11) 3113-3651/3652
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Site: CCBB



Gostaram das fotos?
Beijos!

Leia esses também

16 comentários

Seguidores