Resenha: Fuja, Coelhinho, Fuja - Barbara Mitchelhill

domingo, maio 15, 2016

O cenário é a Inglaterra de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial e todo homem saudável e jovem é obrigado a servir o exército. Porém, William, um pacifista, se recusa a lutar contra os alemães por achar que matar pessoas não é a solução.

Após um bombardeio, William perde a mulher e agora está sozinho com dois filhos pequenos e não quer se separar da família, e por isso, percebe que a única maneira de se manterem unidos é fugindo das autoridades que querem levá-lo para a prisão ou obrigá-lo a servir o exército. William, e seus filhos, Lizzie e Freddie, partem então para Whiteway, um vilarejo que abriga anarquistas que têm uma visão diferente do governo. Os três vão morar então com Arthur, um veterano da Primeira Guerra Mundial que pensa igual a William.

"Acho que uma pessoa tem de ser valente para afirmar diante de todo mundo aquilo em que acredita."

William começa a prestar trabalho em Whiteway e por um período parece que está tudo bem. Porém, algum tempo depois, os policiais começam a desconfiar que William está escondido naquele vilarejo e ele se vê obrigado a fugir novamente e fica cada vez mais difícil dele ficar com junto de seus filhos.

O que eu mais gostei no livro é que a história é narrada pelo ponto de vista de Lizzie, uma garota de onze anos que parece ser bem mais madura do que sua idade. Ela é muito esperta, forte e decidida a manter sua família unida. William luta pela paz e também está disposto a tudo para poder ficar junto de seus filhos. É muito bonito ver o
 modo como eles se mantém unidos apesar de todos os empecilhos que são colocados em seus caminhos.

"- Não é culpa dele - disse eu ao médico. - É tudo por causa dessa guerra horrível. Nada disso teria acontecido se não fosse o Adolf Hitler. Odeio esse sujeito. Ele estragou tudo."


Minha personagem favorita é a Lizzie, que apesar de ser apenas uma criança, ela entende muito bem o que está acontecendo ao seu redor e achei muito corajoso da parte dela a preocupação em sempre proteger o irmão mais novo.

Fuja, Coelhinho, fuja é um livro emocionante do princípio ao fim e o enredo se desenvolve muito bem. Apesar dos personagens e da história serem fictícios, o livro é baseado em fatos que realmente aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial e acho que isso deu mais realidade ao enredo.

A linguagem é simples e flui muito bem, e você nem percebe que o livro já está chegando ao fim. Os personagens são bem construídos e todos eles têm um grande papel para a história. É um livro delicado, sensível e muito emocionante. Ele nos traz uma lição tão bonita que deve ser levada para a vida toda ♥ Obviamente eu recomendo!

"- Está vendo aquela estrela, Lizzie? - perguntou ele numa noite em que eu não conseguia dormir. Havia uma porção de estrelas no céu naquela noite, mas ele estava apontando para a mais brilhante, a maior de todas.
- É a sua mãe - ele disse, batendo o dedo de leve no nariz, como sempre faz quando me conta segredos. - Agora, você sabe onde ela está, sempre brilhando e cuidando de todos nós."



Não posso deixar de falar dessa edição maravilhosa da Editora Biruta. Já me apaixonei de cara pela capa, e assim que folheei as páginas, fiquei ainda mais encantada. A diagramação e as ilustrações que contém durante a história são simplesmente lindas!

Título original: Run, rabbit, run | Autora: Barbara Mitchelhill | Ano: 2014 | Editora: Biruta | Páginas: 236
Avaliação: ♥♥♥♥♥

Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos!

Leia esses também

14 comentários

  1. Respostas
    1. Eu sempre gostei desse tema, mas nunca tinha lido nenhum livro. Mas gostei bastante de começar por ele <3 Que bom que gostou!

      Excluir
  2. eu tenho uma fraqueza por livros que retratam a vida na época da segunda guerra mundial!
    acho que deve ser um livro muito emocionante, adorei a resenha1

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, esse livro é maravilhoso! Fiquei apaixonada por ele! Que bom que gostou, acho que você vai adorar a leitura dele <3

      Excluir
  3. Me pareceu ser um livro incrível, parabéns pela resenha!

    http://naoconseguiparardeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, muito bom (: Obrigada, que bom que gostou!

      Excluir
  4. Ai, que livro lindo! Parece ser uma história bem tocante, eu adoro quando as crianças que narram os livros ♥
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo demaissss, tenho certeza que você vai adorar! Eu também gosto de crianças narrando <3 Que bom que gostou, obrigada!

      Excluir
  5. Nossa, não conhecia esse livro, mas já quero <333 Achei muito bonita a história! E sua resenha ficou demais! Fiquei com vontade de ler agora!

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Leia sim, porque é muito bom e super bonitinho <3 Obrigada!

      Excluir
  6. Nossa, que livro incrível! Não conhecia e me apaixonei por tudo, desde a maneira como a história é contada, até a capa maravilhosa do livro! Vou procurar por aqui. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz que tenha gostado do livro! Realmente, ele é lindo, com uma história maravilhosa ♥ Leia sim, você vai adorar!

      Excluir
  7. Oi, adorei sua resenha, você escreve muito bem! A capa do livro também é linda!

    ResponderExcluir

Seguidores